O fim da temporada do Sporting tem retirado vários atletas aos leões, sendo que vão estar ao serviço dos seus países nos compromissos que se aproximam. O mais recente convocado do plantel de Rúben Amorim é Ousmane Diomande, que foi chamado esta quinta-feira, dia 23 de maio, a representar a seleção da Costa do Marfim.
O defesa-central é opção regular do selecionador Emerse Faé, que assumiu a equipa depois da vitória na Copa da Nações Africanas (CAN). Ao todo, o camisola 26 dos leões já representou o seu país por sete ocasiões, tendo ainda registado um golo. Todavia, não foi opção regular no título conquistado pela Costa do Marfim em janeiro.
Desta vez, Diomande é chamado para enfrentar as seleções do Gabão (7 de junho, em Korhogo) e do Quénia (11 de junho, no Quénia). Ambos os contros fazem parte do grupo F da 1.ª fase da qualificação africana para o Mundial de 2026, que vai ser disputado nos Estados Unidos da América, no Canadá e no México.
Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos.
Ao todo, o defesa-central conta com 54 encontros de verde e branco, quatro finalizações certeiras e um passe para golo, estando a encantar tudo e todos em Alvalade. O costa-marfinense tem contrato com o Sporting até junho de 2027.
Recorde-se que Diomande conquistou, no passado domingo, 5 de maio, o seu primeiro título pelo Sporting. Com a Taça de Portugal a aproximar-se, o costa-marfinense pretende alargar o seu palmarés no Sporting e sair assim pela porta grande.