Rafa Silva mudou-se, recentemente, de Lisboa para Istambul, depois de oito temporadas ao serviço do Benfica, para representar o Besiktas e fala agora sobre a adaptação fácil e rápida à equipa de Giovanni van Bronckhorst.
“Estou muito feliz por estar num grande clube. A minha adaptação foi muito rápida e toda a gente aqui fez-me sentir em casa. Queria continuar na Europa e o Besiktas, sendo um clube que conheço, acabou por ser tudo mais fácil”, afirmou Rafa, em conferência de imprensa, antes de lembrar uma partida da Liga dos Campeões, entre Besiktas e Benfica, disputada em 2017, em Instambul.
“Foi um jogo inacreditável. É raro vermos uma equipa conseguir recuperar de um 3-0 para um 3-3, na Liga dos Campeões. Foi um ambiente fantástico.”
Durante a sua história, o Besiktas contou com vários jogadores sonantes do futebol português e Ricardo Quaresma é talvez o nome que traz mais saudade aos adeptos turcos. Rafa confessou não ter falado com o antigo internacional de 40 anos, mas deixou claro que gostaria de criar um impacto tão grande na Turquia como Quaresma.
“Não falei com ele antes da minha transferência, mas conheço-o bem. É um prazer para mim ver um português a ser recordado na Turquia. Isto mostra que os jogadores estrangeiros também podem virar lendas no país. Gostava por isso de ter um impacto e ser lembrado [na Turquia] exatamente como o Quaresma é”, assumiu o antigo jogador dos encarnados.
Na sua primeira aventura no estrangeiro, o antigo internacional português disse estar disposto a jogar em qualquer posição no meio-campo e prometeu fazer de tudo para que o Besiktas conquiste títulos. “Tudo o que eu quero é que o Besiktas tenha sucesso e vença troféus.”
Sobre a Seleção Nacional, Rafa – que já deixou o emblema das quinas – assumiu que não esteve atento ao que que sucedeu no Euro’2024. “É de conhecimento público que abandonei a Seleção há uns anos. Foi uma decisão minha. Estava na altura de abandonar. Em relação ao Europeu, não vi jogos, não acompanhei, por isso, não posso dar grandes indicações sobre isso”, limitou-se a afirmar.