Afonso Moreira será emprestado pelo Sporting na temporada 2024/25. Ainda sem espaço na equipa de Rúben Amorim, o extremo de 19 anos deverá passar por nova cedência, depois de já ter passado pelo Gil Vicente nos mesmos moldes durante a última temporada.
Uma vez que não teve a melhor experiência em 2023/24 – visto que passou parte do tempo lesionado com uma entorse na tibiotársica que o afastou do final da época -, os leões acreditam que o jogador possa vir a beneficiar de um novo emblema onde, desta vez, possa realmente vir a somar minutos e a ganhar ‘calo’.
Apesar de ainda existirem nomes, o jornal A Bola revela que a estrutura leonina pretende que este empréstimo seja, de novo, em Portugal, de preferência num clube do escalão principal, de forma a que os responsáveis do Sporting possam acompanhar o seu progresso. Enquanto não surgem soluções, Afonso Moreira irá continuar a trabalhar com o plantel principal, às ordens de Amorim.
Afonso Moreira estreou-se pela turma de Rúben Amorim no dia 12 de agosto de 2023, na primeira jornada do campeonato, na receção do Sporting ao Vizela, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2, com golos de Gyokeres (2) e Paulinho.
Nessa partida, o extremo entrou aos 64 minutos, rendendo Matheus Reis na ala esquerda dos verdes e brancos.
Em 2023/24, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros – fez, entre a equipa A e B do Sporting e o Gil Vicente, 17 encontros: nove na Liga 3, cinco no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 604 minutos que disputou, o extremo não marcou qualquer golo ou assistência.