Ousmane Diomande é um dos ativos mais apetecidos do Sporting. O jovem central chegou a Alvalade gerando muita desconfiança, mas rapidamente segurou um lugar no onze. Em 2023/24, a sua primeira época completa com os leões, foi eleito para a equipa do ano da Liga Portugal Betclic. Ainda assim, o costa-marfinense parece ser negociável.
De acordo com informação avançada pelo jornal A Bola, “Amorim não considera o ‘camisola 26’ intocável”, pelo que, embora tenha uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 80 milhões de euros, a SAD leonina está disposta a negociar o defesa, caso chegue uma proposta de valores que agradem aos responsáveis verdes e brancos.
O diário desportivo revela ainda que o montante em questão rondará uma quantia compreendida entre os 50 e os 60 milhões de euros, uma vez que o próximo reforço a ser oficializado poderá substituir Diomande. Zeno Debast é central com preferência pelo lado direito da defesa, tal como o jovem internacional pela Costa do Marfim, que tem o Arsenal muito atento a uma eventual contratação no mercado de verão.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.