Amorim não perdeu nos últimos cinco embates frente a formações da Premier League
O jogo desta noite entre o Sporting e o Manchester City marca a última partida de Rúben Amorim no Estádio José Alvalade como treinador dos “leões”. O técnico, que dirigirá a equipa apenas mais uma vez antes de rumar ao Manchester United, onde assumirá o cargo de treinador principal a partir de 11 de novembro, poderá ver esta partida como uma apresentação informal aos adeptos do futebol inglês e, especialmente, aos fãs dos “red devils”. O derradeiro desafio de Amorim no comando do Sporting será disputado em Braga.
Ambas as equipas chegam a este confronto da Liga dos Campeões com sete pontos conquistados em três jogos, mas o City ocupa a terceira posição devido ao seu saldo de golos de 9-0, enquanto o Sporting se encontra no oitavo lugar com um saldo de 5-1. Desta forma, Viktor Gyökeres e os seus companheiros de equipa enfrentam o grande desafio de se tornarem os primeiros a bater Ederson na competição, sendo que os “sky blues” estão desfalcados dos centrais Rúben Dias e John Stones.
No entanto, a ausência destas peças fundamentais não significa necessariamente uma tarefa mais fácil para o Sporting, dada a profundidade e qualidade do plantel comandado por Pep Guardiola. Vale lembrar que, em fevereiro de 2022, também em Alvalade e nos oitavos de final da Champions, o City goleou o Sporting por 5-0, naquela que continua a ser a derrota mais expressiva de Amorim desde que assumiu o comando dos “leões”.
Este encontro assinala o 230º jogo de Rúben Amorim como técnico do Sporting e mais um teste difícil contra uma equipa com maior prestígio no ranking da UEFA. Até ao momento, Amorim registou apenas duas vitórias em 17 jogos europeus frente a adversários melhor classificados, tendo ainda sete empates (um deles conseguido no terreno do City) e oito derrotas. Curiosamente, os dois triunfos foram alcançados frente a equipas alemãs: uma vitória sobre o Borussia Dortmund, em 2021, e outra sobre o Eintracht Frankfurt, em 2022, sendo este último o primeiro triunfo de sempre do Sporting em solo alemão.
Rúben Amorim tem quebrado tabus e superado alguns desafios ao longo do seu percurso europeu no Sporting. É dele o único triunfo dos “leões” sobre uma equipa inglesa na Champions, num 2-0 frente ao Tottenham em 2022, bem como o mérito de ter sido o primeiro treinador a não perder contra uma equipa inglesa na competição, num empate a zero com o City em Manchester.
De resto, Amorim não conhece o sabor da derrota nos últimos cinco embates frente a formações da Premier League. Esta série começou com o 0-0 frente ao City, seguido de uma vitória e um empate com o Tottenham, e, finalmente, dois empates com o Arsenal, nos oitavos de final da Liga Europa, que o Sporting venceria nos penáltis.
Hoje, em Alvalade, Amorim procura manter esta invencibilidade contra equipas inglesas, ao mesmo tempo que deixa uma última impressão aos adeptos do Sporting e lança discretamente a sua imagem entre os seguidores do Manchester United.