Portugal venceu a República Checa, por 2-1, e entrou da melhor forma no Campeonato da Europa. Gonçalo Inácio, central do Sporting, foi suplente, mas Roberto Martínez acabou por lançar o ‘camisola 25’ de Rúben Amorim, com um resultado desfavorável no marcador, para dar uma maior dinâmica à construção a partir de trás no corredor esquerdo. Ainda antes da partida, José de Pina arrasou o selecionador nacional.
“Eu bem tento ter algum interesse pela seleção da FPF, mas não consigo. O Roberto Martins resolve montar um meio campo macio contra os calmeirões da Chéquia e deixa o melhor central esquerdino a jogar no sistema de 3 no banco. Não há paciência”, atirou, nas suas redes sociais, criticando o facto de Inácio começar no banco de suplentes.
Certo é que Portugal, apesar de ter dominado o encontro, tardou em chegar ao golo e viu-se mesmo em desvantagem no marcador. Após a entrada do campeão pelo Sporting, a dinâmica mudou e o golo da vitória começou mesmo nos pés do craque verde e branco que, com um passe em profundidade, lançou Pedro Neto para o extremo assistir Francisco Conceição.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 49 encontros realizados: 32 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga.
Ao todo, nos 3.733 minutos que disputou, o central marcou quatro golos (dois ao Sturm Graz, um ao Vitória de Guimarães e outro ao Young Boys).
Com a Listada verde e branca, Gonçalo Inácio contabiliza 171 partidas, 15 finalizações certeiras, oito assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira. O internacional português tem contrato até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.