Rúben Amorim tem feito um trabalho muito positivo desde que chegou ao Sporting, em março de 2020, e os números mostram isso. Em quase cinco anos, o plantel do Sporting valorizou cerca de 300 milhões de euros.
Quando assinou pelos verdes e brancos, o treinador herdou uma equipa avaliada em 175 milhões de euros, isto segundo o site especializado Transfermarkt. Agora, o plantel de Amorim vale 444 milhões de euros e é o mais valioso do campeonato português, à frente do FC Porto, que surge em segundo, com um valor de mercado de 352 milhões de euros. O Benfica aparece no terceiro posto, com um plantel de 336 milhões de euros.
Gyokeres como Félix e outras notas de destaque
O Transfermarkt revelou ontem os novos valores de mercado dos jogadores da Liga Betclic. O Sporting, atual campeão nacional e líder do campeonato, está, naturalmente, em destaque e conta no seu plantel com o jogador mais valioso da liga portuguesa. Trata-se, nada mais nada menos, do que Viktor Gyokeres, que viu o seu valor, para o site especializado, subir dos 65 milhões de euros para os 70 milhões, precisamente a mesma avaliação que João Félix tinha no verão de 2019, ano em que saiu do Benfica rumo ao Atlético de Madrid, num negócio de 127,20 milhões de euros.
Quem também está em grande esta temporada é Geovany Quenda. O jogador, de apenas 17 anos, estreou-se esta época com a camisola da equipa principal dos leões e já foi mesmo chamado à Seleção Nacional por Roberto Martínez.
Antes desta atualização do Transfermarkt, o ala não tinha qualquer valor associado, agora já vale 15 milhões de euros. Trata-se da maior valorização.
Nota também para Conrad Harder, avançado que este verão trocou o Nordsjaelland pelo Sporting por 19 milhões de euros, mais três milhões de euros em variáveis. Ora, anteriormente, o avançado, de 19 anos, valia dois milhões de euros e agora tem um valor de mercado de 16 milhões de euros. Uma subida de 14 milhões para o camisola 19 verde e branco, que foi pela primeira vez chamado à seleção de sub-21 da Dinamarca.
Quanto a Eduardo Quaresma, viu o seu valor disparar dos oito para os 14 milhões de euros, uma subida considerável de seis milhões, isto segundo o site especializado em valores de mercado.
Tal como Quenda, Geny Catamo vale agora 15 milhões de euros, quando antes estava avaliado em 10 milhões de euros. Maxi Araújo chegou este verão a Alvalade e é também digno de registo na avaliação. De 7,5 milhões passou a 12 milhões, isto depois de ter custado 13,6 milhões à SAD liderada por Frederico Varandas. A Alvalade este verão chegou também Debast, que passou a valer 22 milhões, quando antes valia 18 milhões.
Por fim, destaque para o homem do momento do Sporting: Daniel Bragança tem brilhado e valorizou em 4 M€. O médio vale agora 12 M€.