A Bélgica venceu Roménia, por 2-0, este sábado, dia 22 de junho, num encontro disputado no Rhein Energia, por 1-0. Zeno Debast, futuro reforço do Sporting, começou a partida no banco, mas entrou no decorrer do encontro – à passagem dos 77 minutos para o lugar de Arthur Theate, que saiu do encontro com queixas físicas.
O resultado começou a ser construído aos 73 segundos, quando Youri Tielemans colocou a bola no fundo das redes à guarda de Florin Nita, com um remate colocado à entrada da grande área, a passe de Romelu Lukaku (que, mais tarde, marcou, mas viu o lance invalidado, por posição irregular).
Os Diabos Vermelhos dominaram o jogo por completo, mas desperdiçaram oportunidade atrás de oportunidade para garantir a tranquilidade, que só chegaria aos 80 minutos, por intermédio do capitão, Kevin de Bruyne. Feitas as contas, com este resultado, a Bélgica instala a confusão no Grupo E do Euro’2024, uma vez que, com dois jogos disputados, soma três pontos, tantos quanto Roménia, Eslováquia e Ucrânia, ou seja, todas as outras equipas. Na derradeira ronda, agendada para as 17h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, haverá um Ucrânia-Bélgica e um Eslováquia-Roménia.
Recorde-se que, para já, o Sporting vai pagar ao Anderlecht 15,5 milhões de euros, aos quais podem acrescer 5,5 mediante objetivos pessoais e coletivos, sendo que o clube vai manter uma percentagem de uma venda futura.
O jovem defesa central de 20 anos vai assinar um vínculo válido para as próximas cinco temporadas, até junho de 2029.
Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.